Poupareganhardinheiro Blog

ideias para poupar e ganahr dinheiro

Dicas para Poupar combustível! 18 de Fevereiro de 2010

Filed under: Uncategorized — poupareganhardinheiro @ 2:42 am

Um amigo, sugeriu-me este tema, baseado num texto optimo publicado no site Autoportal do IOL, que vou resumir:

(…) basta apenas uma postura diferente no transito ou a simples manutenção da correcta pressão dos pneus, para que os consumos sejam reduzidos em cerca de 2 litros a cada cem quilómetros percorridos, o que significa desde logo uma poupança superior a 2 euros.

  • Para uma condução mais eficiente, tente não ultrapassar o regime (conta-rotações) das 2500/3000 rotações nos motores a diesel e as 3000 rpm nos motores a gasolina (…) Evite esgotar as mudanças e utilize, sempre que possível, a mudança (relação de caixa) mais elevada, circulando por exemplo a 50 km/h em quinta velocidade.
  • Ao contrário do que muitas pessoas ainda fazem, nas descidas mais acentuadas evite colocar a caixa de velocidades em ponto morto ou posição neutra. Para além de ser um risco para a segurança, o motor vai consumir mais ao ralenti que em funcionamento, porque numa descida o motor corta a injecção ou fornecimento de combustível. O motor trava o automóvel, sem consumir qualquer combustível.
  • Mantenha a velocidade constante. Evite as travagens e acelerações bruscas. Em estrada assuma uma condução defensiva. Quando vir que o transito vai abrandar por alguma razão, como a de um automóvel que vai mudar de faixa, antecipe-se, levantando o pé do acelerador com antecedência, fazendo com que o motor reduza ao mínimo o consumo de combustível para mover o automóvel. 
  • Deixe que o motor atinja a temperatura ideal de funcionamento. Em dias frios, não force o motor com andamentos mais fortes, nos primeiros minutos.
  • Respeite os períodos de manutenção aconselhados pelo fabricante. Verifique regularmente o óleo do motor e cumpra com os períodos de manutenção aconselhados pelo fabricante. tenha os órgãos vitais do seu automóvel bem regulados, especialmente a direcção. Mais uma vez, uma direcção desacertada ou pneus mal equilibrados aumentam a resistência ao rolamento e, necessariamente, o consumo. (…)
  • Tente desligar o motor em paragens mais demoradas. As últimas novidades no mundo automóvel passam por sistemas que desligam automaticamente o motor sempre que o automóvel se imobiliza, seja em semáforos como nas filas de trânsito. Logo que se carrega na embraiagem, estes sistemas accionam o motor, poupando combustível e reduzindo as emissões para a atmosfera.
  • Retire carga inútil do interior do automóvel. Muitas vezes deparamo-nos com carga desnecessária ou inútil no interior do automóvel que por pouco que seja, aumenta sempre o peso do veículo, prejudicando os consumos.
  • Verifique com regularidade a pressão dos pneus. Este é um factor fundamental para a eficiência de um automóvel. Uma pressão correcta permite uma economia de combustível na ordem dos 2 a 3%, além de prolongar a vida do pneu e melhorar as performances. (…) A sua verificação faz-se sempre com os pneus frios. Sempre que achar a sua condução normal, as pressões recomendadas devem ser mantidas. (…)
  • Deixe o ar condicionado para as situações mais extremas. Embora os sistemas de ar condicionado têm vindo a evoluir, exigindo cada vez menos do motor e tornando-se mais eficientes, são ainda assim, responsáveis pelo aumento do consumo em 1,5 litros a cada 100 quilómetros, quando ligados.
  • Por último, a maioria das petrolíferas ou postos de combustível têm actualmente a decorrer campanhas de descontos, que permite aliviar as despesas com o combustível. Tente aproveitar estas campanhas. É que um desconto de 3 ou 5 cêntimos por litro num depósito têm naturais reflexos no final do mês. Se fizermos as contas ao ano, as vantagens são ainda mais notórias.

Fonte: http://www.autoportal.iol.pt/seguranca/ajuda-seguranca/dicas-para-poupar-combustivel-2

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s