Poupareganhardinheiro Blog

ideias para poupar e ganahr dinheiro

Poupar energia 8 de Fevereiro de 2010

Filed under: Uncategorized — poupareganhardinheiro @ 1:00 pm

A conta de electricidade começa a pesar no oçamento familiar, principalmente quando chega o frio e ligamos o aquecimento da casa. Quer saber como poupar mais? veja os nossos conselhos e inscreva-se na ecocasa.

Abaixo estão os conselhos da Deco-Proteste
Cozinha
  • Desligue a chama-piloto do esquentador quando não o utiliza, pois poupa dezenas de euros por ano. No Verão, baixe a temperatura da água do esquentador ou da caldeira.
  • Ao cozinhar com as panelas ou tachos tapados, o gasto de electricidade ou de gás será menor. Desligue o bico antes de a comida estar cozinhada, pois o calor residual será suficiente para finalizar a cozedura. O mesmo se aplica ao forno.
  • Aproveite ao máximo o sol e o vento, estendendo a roupa num estendal , e evitando a máquina de secar. Quanto às máquinas de lavar roupa e loiça, evite programas com temperaturas elevadas.
  • Mantenha o frigorífico e o congelador com as portas fechadas, pois tal evita a acumulação de gelo e a entrada de calor. O frigorífico deve ter uma temperatura entre 3 e 5ºC e o congelador entre -18 e -24ºC.
  • Prefira um aparelho (como frigoríficos ou máquinas de lavar) com uma etiqueta energética de classe A. O consumo é menor em 70% de electricidade do que um modelo de classe D.
Casa de banho
  • Retire a escova de dentes eléctrica e a máquina de barbear da tomada, após estarem carregados.
  • Pode gastar menos gás e poupar 80 mil litros de água por ano se tomar duche em vez de banho de imersão.
  • As torneiras de fluxo reduzido podem diminuir para metade a abundância de água. Fechar a torneira enquanto faz a barba ou lava os dentes permite poupar água e energia até 50 por cento.
Sala
  • Face às lâmpadas incandescentes , as economizadoras permitem poupar mais de 80% de energia. Embora mais caras, duram muito mais tempo, o que compensa o custo de aquisição. Quando já não funcionam, devem ser entregues a ecocentros. Desligue as luzes em divisões que não estão a ser utilizadas ou em zonas de passagem, como corredores. Tal pode significar uma redução em 25% do consumo energético anual.
  • Desligue a televisão, o leitor de DVD e a aparelhagem directamente no aparelho, e retire da tomada a ficha do computador e dos periféricos.
  • No Inverno, regule a temperatura dos radiadores ou do aquecimento central para 20ºC. Baixe a temperatura ou desligue o aquecimento durante a noite em períodos de ausência. Caso tenha um termóstato programável, a regulação poderá ser automática. Para o aquecimento central, as escolhas económicas são as caldeiras a gás natural ou o ar condicionado central. O ar condicionado é preferível aos tradicionais radiadores eléctricos.
Quarto
  • As unidades exteriores de ar condicionado devem ser instaladas num local onde haja circulação de ar, sem estar exposto ao Sol. Feche as portas da divisão onde o ar condicionado está a funcionar, para não haver perdas energéticas. No Verão, mantenha as persianas o mais fechadas possível durante as horas de maior calor, para evitar que o ar condicionado trabalhe em esforço. Desligue os aparelhos quando ninguém estiver na divisão e limpe os filtros de 15 em 15 dias.
  • Após carregar o telemóvel, retire o carregador da tomada.
  • Prefira janelas com vidros duplos, que isolam do frio e do ruído. A caixilharia em madeira é melhor do que o alumínio tradicional. Se optar por este, a caixilharia deverá ter corte térmico. No Inverno, cortinas pesadas ou carpetes ajudam a conservar o calor no interior da casa.

Fonte: Deco-Proteste, consultada em 08-02-2010

 

One Response to “Poupar energia”

  1. Adelma Says:

    Querida Sandra,
    Gostei muito do seu blog. As dicas ótimas!
    Beijinhos!
    Adelma Maria


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s